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Programas de fidelidade: que benefícios traz ao seu negócio de aluguel por temporada?

Como um programa de fidelidade se encaixa na estratégia de vendas?

Obter visibilidade no setor de aluguel de temporada exige tempo e muito esforço.

¨A aquisição de novos clientes é de 5 a 25 vezes mais caro do que reter aqueles que já possuímos.¨

Levando em consideração essas informações, queremos aprofundar os benefícios de um programa de fidelidade adaptado ao setor de aluguel por temporada: como implementá-lo, promovê-lo e as possibilidades on-line através das diversas plataformas existentes.

Como mencionamos em um artigo anterior, a fidelização da marca é um fator chave para reter reservas diretas através do próprio site, e isso é algo que você não pode fazer quando promove suas propriedades por outros canais.. Por tanto, é importante desenvolver estratégias voltadas à fidelização de clientes que, mesmo indo um passo adiante, possam se tornar promotores de sua marca.

Anteriormente, mencionamos a dificuldade de obter novos clientes. Captar a atenção deles e direcioná-los ao final do funil de conversão é uma estratégia de longo prazo a ser considerada, pois eles acabarão se tornando usuários fiéis da marca. Em seguida, definimos as diferentes fases do funil de conversão, um guia para entender onde um programa de fidelidade pode se encaixar.

Funil de conversão

☑ Descoberta da marca / nível de conhecimento geral

O primeiro passo é criar uma conscientização geral sobre o seu negócio de aluguel de férias. Existem várias ações a serem executadas nesse caso, mas o mais importante é direcionar o tráfego para o seu site. Como conseguir isso? Trabalhando a estratégia de SEO.

Lembre-se de que o ponto de partida no processo de tomada de decisão de viagem começa com uma pesquisa na Internet: coletando o máximo possível de informações on-line sobre o destino escolhido, bem como as diferentes tarifas disponíveis.

A melhor tática para se posicionar o mais alto possível no ranking de pesquisa é projetar uma estratégia de conteúdo. Isso pode ser feito através das ferramentas disponíveis, como o blog corporativo.

➜ O aspecto positivo da criação de conteúdo é que, não apenas aparece nas primeiras páginas do Google, mas também, se o conteúdo agrega valor ao usuário, é possível que  possam adicionar subscritores ao banco de dados para comunicações por email 

Outras possibilidades promocionais em torno do aluguel turístico são influencers focados no setor de férias e viagens, bem como nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e YouTube. 

É importante não perder o foco tanto no alvo para o qual as comunicações são direcionadas, como nos canais em que os usuários interagem. Dessa maneira, resultados muito mais otimizados podem ser alcançados.

☑ Consciência e atratividade específicas

Voltando a questão de atrair tráfego por meio do conteúdo, se você conseguir conquistar usuários diretamente da página, metade da batalha será vencida. No entanto, para isso, é importante que o site reflita corretamente as possibilidades oferecidas pela marca.

“Se você deseja aprofundar esse aspecto, convidamos você a ler esses conselhos sobre  como trabalhar a fidelização da marca.”

Outra maneira de criar uma conscientização específica é através de subscrições nas newsletters recebidos pelos blogs, atraindo a curiosidade do leitor com artigos no blog corporativo, por exemplo.

Essas comunicações podem ser essenciais ao promover seu destino e suas propriedades, mas certifique-se de trabalhar seus tópicos com um estrategista de conteúdo para obter melhores resultados.

Aqui está um exemplo de uma lista de tópicos do Blog Vacasa:

☑ Proximidade e intenção de compra

Assim que você tiver a oportunidade de fazer contato direto com seus possíveis convidados, a diferença entre o primeiro passo que despertou sua consciência e a vontade de comprar se torna menor.

Agora você começou a estabelecer um primeiro relacionamento com seus convidados, o que aumenta as chances de reservas diretas.

☑ Venda e recomendação

Esta é a fase na qual se destacar. Como o usuário em potencial se tornou um cliente por meio de uma reserva, agora é gerada a necessidade de oferecer uma experiência impecável ao usuário do começo ao fim.

Para isso, é aconselhável criar uma lista com os diferentes pontos de contato com o cliente e aplicar objetivos a cada um deles.

Nesta fase do funil, é o momento em que um programa de fidelidade pode fazer a diferença e é criada uma estratégia de longo prazo que converte convidados satisfeitos em clientes regulares.

Quais benefícios um programa de fidelidade traz para a empresa de aluguel por temporada?

Os consumidores de hoje têm grandes expectativas e muitas alternativas e opções. Essa situação do mercado exige que as marcas façam um esforço para se diferenciar dos concorrentes.

Wunderman, uma agência global de publicidade e marketing, cunhou o termo  “Wantedness”. Um conceito que serve para definir o que os clientes esperam das marcas e que é baseado nas seguintes idéias:

Wunderman´s research

Um programa de fidelidade pode fornecer esses aspectos que, segundo Wunderman, os usuários procuram em uma marca.

1| Conheça-me: Informações dos hóspedes

Um dos principais benefícios dos programas de fidelidade é a possibilidade de obter informações sobre as preferências do usuário, e assim focar melhor no desenvolvimento de suas em campanhas e promoções.

Por exemplo, se um programa de fidelidade incentivar a reincidência de reservas oferecendo experiências aos hóspedes,  também poderão ser obtidas informações sobre seus gostos pessoais.

2| Ofereça-me o que estou procurando: Recompense a lealdade com ofertas especiais

Uma tática para convencer o usuário a escolher sua opção de aluguel por temporada  perante os competidores é oferecer promoções especiais e personalizadas como jantares, planos de spa, entradas para eventos,…Segundo as estatísticas, 67% dos clientes valorizam os presentes e cortesias que as marcas lhes oferecem

Por outro lado, você também pode estimular sua lealdade com descontos nas próximas estadias. De fato, 57,4% dos usuários aderem programas de fidelidade para economizar dinheiro. 

3| Mantenha-me interessado: Promover relacionamentos de longo prazo com os hóspedes

Um dos principais benefícios de ter um programa de fidelidade é a promover relacionamentos fortes e criar sinergias de interação entre a marca e o hóspede.

De acordo com o relatório da agência de marketing Bond Brand Loyalty,  Loyalty Report 2019, no qual mais de 55.000 pesquisas com consumidores foram realizadas por meio de 900 programas em mais de 20 mercados diferentes:

  “Para mobilizar o verdadeiro poder da lealdade, os programas precisam melhorar e aprimorar a experiência do usuário, ajudar a marca a cumprir suas promessas e se concentrar na interação com o consumidor”

4 tipos de programas de fidelidade aplicáveis em aluguéis por temporada

Existem diferentes tipos de planos de fidelidade, abaixo estão alguns dos mais utilizados no setor. No entanto, antes de tomar uma decisão, é importante analisar qual deles melhor se adapta aos valores e objetivos da marca:

1. Programa de pontos 

O objetivo é coletar pontos, para que toda vez que um hóspede faça uma reserva, ele ganhe pontos por isso. Quanto ele atingir determinada quantidade, recebe uma recompensa.

2. Programa por níveis

Esse tipo de estratégia de fidelidade geralmente é usado por empresas hoteleiras ou de viagens. Eles criam diferentes níveis de fidelidade, por exemplo: ouro, prata, preferenciais etc. Quanto mais pontos obtidos, maiores níveis podem ser obtidos e, dependendo deles, certas recompensas previamente estabelecidas são geradas.

3. Programa de sócios

Como já mencionado, os hóspedes esperam que vocè atenda e supere às suas expectativas quanto ao que a marca deve oferecer. 

Essa estratégia permite oferecer serviços extras e experiências extraordinárias. Isso permanecerá na mente do hóspede, mesmo após a viagem, e ele sempre se lembrará de sua marca.

4. Programas combinados

Você pode combinar qualquer um dos outros programas mencionados, por exemplo, o sistema baseado em pontos com o programa sócios.

Mas é importante ressaltar que todos os programa que você implemente, seja combinados ou não, é necessário facilitar o registro do hóspede e deixar claro e facilitar  o funcionamento das regras e benefícios.

Como promover um programa de fidelidade?

Se você está pensando em ter um programa de fidelidade para seus hóspedes aluguel por temporada, aqui estão algumas dicas sobre como promovê-lo:

  • Formar al personal – Uma das melhores maneiras de promover um programa de fidelidade é através dos funcionários, pois eles estão em contato direto com os hóspedes. Eles serão capazes de explicar melhor como funciona e oferecer aos hóspedes que tiveram boas experiências em suas propriedades.
  • Seu site – Outro canal de comunicação é o site, onde é possível criar espaços específicos e disponibilizar informações sobre programas de fidelidade e seus benefícios. Por exemplo, nos sites focados em aluguel por temporada projetados pela Avantio, oferecemos a incorporação de módulos de informações. Neles, você pode colocar ofertas e promoções que serão redirecionadas para um site específico com as informações do plano de fidelidade.
  • Redes sociais – outra opção para se promover é por meio das redes sociais com uma página específica em que os usuários podem se inscrever no programa de fidelidade. São plataformas gratuitas, onde os seguidores já são um público segmentado que conhece a marca. Além disso, os módulos que mostram essas redes, como o Instagram, podem ser incluídos no site. Um espaço em que você pode compartilhar imagens e histórias e até curtas sequências de vídeo.
  • Campanhas por email – Campanhas de marketing por email – essa também é uma boa maneira de promover seu novo programa de fidelidade usando o banco de dados que você já tem de hóspedes (sempre tendo em mente que eles optaram por receber comunicações suas) sem investir gastos elevados em campanhas de comunicação.
  • Conteúdo do blog – O blog da empresa é um canal fantástico para fornecer informações detalhadas sobre o programa de fidelidade e seus benefícios. Você pode usar uma campanha de marketing por email na qual vincula postagem do blog, promovendo conteúdos e dando maior visibilidade.

O que devemos considerar ao escolher uma plataforma especializada em programas de fidelidade?

Existem muitos tipos de plataformas, portanto, antes de escolher alguma, é importante estar atento aos seguintes pontos para fazer a melhor escolha para seus hóspedes.

Analisar a sua personalidade de cliente.

Considerar a personalidade do comprador ou dos clientes em potencial deve ser o primeiro passo, pois com base nisso, você pode escolher o tipo de programa que mais agrade ao público da marca. O uso de programas de gerenciamento de aluguel por temporada, como o software desenvolvido pela  Avantio, facilita a obtenção de dados sobre os clientes. Por exemplo, se o sistema contiver uma área de hóspedes com serviços ou experiências extras, informações sobre preferências dos usuários nesses aspectos poderão ser extraídas.

Garantir que a plataforma escolhida reflita adequadamente os valores e compromissos da marca

As comunicações entre a empresa e o usuário devem ser consistentes, e isso também inclui programas de fidelidade, que é outra forma de interação com o usuário.

A plataforma selecionada deve conhecer os valores e as possibilidades da marca para oferecer a melhor experiência possível.

Determinar os objetivos da marca

Um programa de fidelidade terá um impacto direto no faturamento. Portanto, é essencial que os objetivos sejam claros e definidos.

Uma maneira de traçar essa estratégia a seguir é escrever as razões pelas quais um programa de fidelidade é necessário, bem como as medidas que ajudarão a calcular os resultados com base nesses objetivos.

Estabelecer os recursos financeiros e humanos disponíveis

Pense bem e estabeleça quanto tempo você pode investir na manutenção do programa de fidelidade e também se quer que uma determinada pessoa de sua equipe se dedique a cuidar dele.

Se você não tiver muito tempo em suas mãos, escolha um plano simples e fácil de usar.

Pergunte a si mesmo quanto você deseja gastar no programa e se obterá o retorno necessário pelo investimento.

Você pode conferir aqui algumas plataformas de programas de fidelidade e avaliá-las.

Exemplos de plataformas de programas de fidelidade

Conclusão

Para as marcas que enfrentam dificuldades na conversão de usuários em clientes regulares que acabam promovendo a empresa, um programa de fidelidade pode ser a melhor opção por criar relacionamentos significativos e envolventes e oferecer a seus convidados a melhor experiência.

Você só precisa começar escolhendo o tipo de programa de fidelidade que deseja (verifique se é simples de usar) e criar uma estratégia de comunicação para promovê-lo, começando com seus próprios canais (site, redes sociais, blog ou newsletter).

Se você não tem um site especializado no setor de aluguel por temporada, onde pode promover seu programa de fidelidade, a Avantio pode ajudá-lo. Entre em contato através do site: https://www.avantio.com.br/

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