chat

This website uses its own and third party cookies to collect information in order to improve our services, present adverts related to your preferences and to analyse your browsing habits. If you continue, you confirm that you accept the installation of these. It is possible to configure your browser and prevent them from being installed. However, please note that such action may cause navigation difficulties on the website.

Google vai penalizar sites sem SSL

Todos nós queremos aparecer em primeiro no Google, mas, quando pensamos que está tudo certo, Google muda o algoritmo outra vez. Eles mudam o algoritmo mais de 500 vezes por ano, ha cada 17 horas e meia. Assim fica difícil seguir eles, não é verdade?

Mas nós sabemos de uma coisa que não tem volta: há uns meses o Google começou a ser mais exigente com o uso de certificados SSL de segurança nos sites. O Chrome, navegador mais usado no mundo, já esta sendo modificado ha algum tempo. Para sermos mais especificos, a não utilização de SSL pode resultar em que o usuário encontre uma mensagem de erro ao entrar no site, ou até mesmo que nem sequer tenha acesso a ele.

Mas o que exatamente é o certificado SSL?

As siglas SSL derivam do inglês “Secure Socket Layer” e correspondem a um protocolo de segurança que faz com que os dados viagem de forma segura. Assim, a transmissão dos diversos dados, como números de cartão de crédito ou dados pessoais são criptografados. O que o Google quer (e nós também queremos) é que o site seja mais seguro e, desse jeito, estamos cada vez mais perto.

Atualmente, quando um site tem o certificado SSL, a palavra “seguro” aparece em verde antes do domínio. Podemos dizer que, até agora, o Google estava premiando os sites que o usavam; mas em breve, o normal será já tê-lo instado e essa informação não aparecerá mais em verde.

O que vai acontecer se você não tiver o certificado SSL?

Até agora, quando um site não tinha um certificado SSL, um “i” aparecia antes do URL. Com da nova atualização do Chrome 68, nos casos em que o certificado SSL não estiver instalado, ao lado do URL será exibido “NÃO SEGURO”. Nas próximas versões, o Google indicará em vermelho, antes do URL, “NÃO SEGURO” e em futuras atualizações, vai aparecer diretamente um erro ao carregar o site.

Definitivamente o Google já está penalizando esses sites sem SSL. Mas calma, você ainda tem tempo para mudar isso.

Que vantagens voce tem instalanco um certificado SSL no seu site?

Além de proporcionar maior confiança aos usuários que acessam seu site – já que reduz o medo que eles possam ter em relação ao compartilhamento de informações pessoais delicadas ou confidenciais – também protege seu site contra possíveis ataques cibernéticos ou até mesmo spam.  E não é só isso! Esta comprovado que o certificado SSL permite maior velocidade e ajuda a melhorar o posicionamento (isso mesmo… o que tanto nos preocupa).

Avantio lhe oferece serviço de compra e gerenciamento de certificados SSL, para que seu site seja totalmente adaptado às necessidades do Google e aos requisitos de segurança, que tanto são necessários hoje em dia.

Se você ainda não tem certificado SSL em seu site, é hora de entrar em contato com seu gerente de conta ou com nosso serviço de atenção ao cliente para saber como adquirir o seu.

Editor's picks

Tags