Chat

Esta página web utiliza Cookies próprias e de terceiros, para recolher informação com o objetivo de melhorar os nossos serviços, para mostar-lhe publicidade relacionada com as suas preferências, assim como analisar os seus hábitos de navegação. Se você continua a navegar, significa que aceita a instalação das mesmas. O usuário tem a possibilidade da configurar o seu navegador podendo, se você deseja, impedir que sejam instaladas no seu disco duro, ainda que deveria de ter em consideração que isto poderá ocasionar dificuldades na navegação do website.

Entrevista com Jorge Navarro: Especialista em Marketing Digital

O Marketing se transformou nos últimos 5 anos, agora envolve o mundo digital e está revolucionando as estratégias de muitas empresas, especialmente no sector de viagens. Nos deu a capacidade de criar e planificar de maneira mais precisa, afinal temos dados mais exatos com os quais podemos simplesmente medir e usar a nosso favor. Hoje em dia, a estratégia digital não é uma opção, é uma necessidade para quem quer competir e destacar a sua marca.

Se o seu negócio de aluguel por temporada não assume completamente essas mudanças, é hora de fazer-lo, caso contrário, você vai ficar para atrás. Fizemos uma entrevista com nosso especialista em Marketing Digital, Jorge Navarro, que trabalha na Avantio há dois anos, ele nos conta mais sobre o mundo digital, alem de nos dar algumas dicas valiosas:

Entrevista com Jorge Navarro – Especialista em Marketing Digital

Conte-nos um pouco sobre a sua experiência no âmbito do Marketing Digital.

Há 13 anos comecei a trabalhar com pequenos projetos SEO. Depois dessas experiências comecei com a gestão de projetos mais ambiciosos, definindo o projetos e o planos para ganhar mais tráfego de forma mais rápida. Nos últimos anos me especializei em desenvolver estratégias SEO, SEM e SMM para o setor turístico, primeiro com projetos hoteleiros e mais tarde com portais de aluguéis locais e pequenas páginas enfocadas em um único destino.

Como mudou o Marketing Digital nos últimos anos?

No início tudo era mais fácil, só precisava preencher cada seção do site com palavras interessantes para se posicionar, subscrever-se em diretórios gratuitos e em poucos meses já tinham centenas de visitas diárias.

Agora é muito mais complexo, para SEO é necessário dar valor e conteúdo útil para o usuário, as campanhas SEM com Google Ads continuam evoluindo, é necessário definir muito melhor o público alvo, assim como o conteúdo que oferecemos e as possibilidades de publicidade nas redes sociais abriram novas oportunidades para chegar a um público específico com técnicas diferentes.

O que as agências precisam levar em consideração no momento de criar o seu site? 

Elas precisam entender que um projeto de Website não é tão imediato como se conectar a um portal e começar a receber reservas. É necessário realizar um estudo, procurar qual é a sua cota de mercado, onde podem encontrar o seu público alvo e analisar os possíveis concorrentes. Uma vez que tudo isto esteja definido, é que podemos começar a planificar a estratégia.

Se apostarmos por SEO é importante ter em consideração que os resultados podem demorar meses ou anos, não é algo imediato. Para campanhas pay-per-click ou promoções nas redes sociais, podemos ver resultados imediatos, mas é preciso ter certeza de como chegar ao nosso público para que o investimento seja rentável. Só publicar a página e esperar que cheguem reservas, é um fracasso certeiro.

Você acha que um site pode conseguir fidelizar clientes e criar vendas decorrentes?

Claro, ter um site próprio vai garantir que tenhamos todos os dados do usuário que faz a reserva. Com isto, podemos incentivar futuras reservas por meio de promoções que enviaremos por e-mail. Mas também é possível usar outras técnicas menos tradicionais e que podem chamar a atenção de antigos clientes, por exemplo, através de remarketing. Podemos mostrar um banner atraente com uma promoção enquanto o usuário navega por qualquer página na internet ou quando consulta as novidades no Facebook ou Instagram, isto dependerá do comportamento do mesmo no nosso site. Dessa maneira, não só enviaremos e-mails, que as vezes vão para a caixa de spam ou promoções, mas sim garantimos que a promoção chegue por diferentes meios ao nosso potencial cliente.

Que tipo de vantagens tem um site diante de outros canais de venda?

Como eu já disse antes, conseguir reservas recorrentes. Esta seria uma das principais vantagens. A segunda seria promover a imagem da marca. Muitas empresas de Aluguel por Temporada estão especializadas em um só destino ou região. Podendo chegar a se tornar uma referência para o turismo destes lugares, conseguindo diretamente que qualquer usuário associe o seu nome a uma experiência completa: Isso é algo que sempre nos vai permitir ter um fluxo continuado de reservas sem necessidade de fazer nenhum esforço especial para conseguí-las.

Que tipo de dado é importante ter em consideração na hora de criar uma estratégia de Marketing Digital?

É importante analisar os resultados de cada uma das ações de Marketing Digital. Podemos ver que comportamento os usuários tem, se entram nas secções que queremos, a porcentagem de usuários que completam uma reserva ou que tipo de pesquisas fazem no nosso website. Poderíamos investir muito tempo e dinheiro em ações que só trazem tráfego de visitas em nosso site, mas que não se convertem em reservas, e por tanto, revistar esses dados pode nos ajudar a descobrir alguns erros de estratégia, assim poderemos investir no que realmente nos traz benefícios. Também é importante conhecer o nosso setor: dar uma olhada nos dados de nossos concorrentes pode nos dar muitas ideias interessantes.

Quais são as 3 ferramentas gratuitas que você nos aconselha para obter essa informação?

A mais básica e que qualquer responsável de projeto de um website deve ter é Google Analytics. Esta ferramenta permite rever todos os dados sobre o comportamento dos usuários no nosso site, ver de que meios chegam as visitas e, ainda mais importante, verificar como completaram as reservas.

Para a parte SEO temos o Search Console, uma ferramenta disponível pelo Google que também é gratuita. Essa ferramenta nos ajuda a verificar as palavras que foram usadas nas buscas quando aparecemos, em que posição e quantas vezes, além de ver se os usuários clicaram no nosso site. Além de nos ajudar a identificar erros no nosso site e verificar a origem de links externos.

Para analisar a concorrência existem diferentes ferramentas, particularmente eu aconselho o uso do Semrush, porque é possível se registrar e ter acesso a alguns relatórios de forma gratuita. Não é possível ver todos os dados mas podemos encontrar alguns dados interessantes sobre concorrentes: palavras mais importantes que trazem tráfego, informação sobre campanhas com Google Ads e exemplos dos seus anúncios. 

No setor de Aluguel por Temporada, quais as tendências de Marketing Digital que mais funcionam?

Continuo a apostar no SEO como uma fonte segura para conseguir bons resultados, é verdade que para as palavras mais importantes devemos concorrer com os grandes portais, mas podemos encontrar muitas palavras secundárias para conseguir um bom posicionamento.

As pesquisas por voz abrem novas possibilidades e tendências de busca e como especialistas no nosso destino podemos nos adiantar para aproveitá-las Também acho importante as campanhas nas redes sociais, temos muita informação de cada usuário de Facebook ou Instagram que podemos usar para segmentar ao máximo uma publicação paga, e que nos ajude a atingir o nosso público alvo.

Agora que você já sabe algumas dicas sobre o mundo digital, pode começar a pensar na sua estratégia de Marketing Digital para criar fidelidade da sua sua marca de alugel por temporada.

Escolha do editor

Tags

Notícias Aluguel por Temporada

Mantenha-se atualizado sobre as mais recentes melhorias do Software de Aluguel por Temporada da Avantio e tendências de tecnologia emergentes para agências de férias de férias profissionais.