Chat

Esta página web utiliza Cookies próprias e de terceiros, para recolher informação com o objetivo de melhorar os nossos serviços, para mostar-lhe publicidade relacionada com as suas preferências, assim como analisar os seus hábitos de navegação. Se você continua a navegar, significa que aceita a instalação das mesmas. O usuário tem a possibilidade da configurar o seu navegador podendo, se você deseja, impedir que sejam instaladas no seu disco duro, ainda que deveria de ter em consideração que isto poderá ocasionar dificuldades na navegação do website.

Como evitar o estorno de uma estadia de aluguel por temporada?

O chargeback -estorno- é uma prática incomum, mas que infelizmente cresce no setor de locação de temporada. Pode ser muito frustrante dedicar tanto tempo e recursos para oferecer o melhor serviço e, no entanto, após uma estadia descobrir que o valor pago previamente pelo cliente na conta da agência foi estornado e reembolsado.

Um estorno ocorre quando o titular de um cartão bancário faz um pedido ao banco para renunciar a uma cobrança que tenha sido previamente feita. Estornos no setor de aluguel por temporada podem ocorrer porque o cliente não considera que obteve o serviço que contratou ou por um simples ato de má-fé ou fraude.

Por um cliente insatisfeito com o serviço
Por um acto de má-fé ou fraude

Como evitar estornos de clientes insatisfeitos?

Para evitar o primeiro caso, devemos garantir que a imagem que vendemos de nossos serviços e acomodações superem as expectativas do cliente durante sua estadia.

Se não conseguirmos, a chave para reverter esse tipo de estorno é ter todos os detalhes do serviço oferecido em uma acomodação bem descritos. Ter imagens e documentações que demonstrem a boa qualidade dos serviços e seu estado atual podem nos ajudar a provar às entidades bancárias que, nesse caso, o cliente não está certo.

chargeback alternatives for vacation rental
A chave para reverter esse tipo de estorno é ter todos os detalhes do serviço oferecido em uma acomodação bem descritos

4 medidas para evitar um estorno

Evitar um estorno por fraude é mais complicado, mas não impossível.

A maioria dos estornos por fraude no setor de aluguel por temporada vem de reservas pagas com um cartão falsificado. São geralmente reservas de valor alto, feitas de última hora, para uma estadia não superior a 30 dias.

Para evitar esse tipo de estorno, o mais recomendável é seguir estas medidas:

Utilizar uma plataforma de pagamento 3D Secure no site da agência que permita uma verificação do titular do cartão através de um SMS ou PIN.
Sempre verificar se o nome do cartão bancário corresponde ao titular da reserva. Se não for assim, e foi pago em nome de um membro da família ou amigo, peça ao pagador para concordar em colocar a reserva em seu nome.
Peça ao proprietário da reserva para assinar o check-in e a fatura dos serviços prestados, autorizando assim o acordo e aceitando o pagamento.
Obter, na medida do possível, uma cópia do documento de identidade do cliente (RG, CPF ou passaporte), anexo à fatura, contrato de aluguel ou prestação de serviços.

Todas essas medidas poderiam ser consideradas barreiras ao estorno; afinal, estamos falando de medidas que o turista aceitará em situações normais. Somente aqueles que estão tentando fraude poderia recusar-se a fazê-las porque eles entendem as consequências de assinar documentos e deixar a prova do uso e proveito do serviço.

Seguindo essas quatro medidas, evitamos que um cliente possa pagar com cartão de crédito de outro titular, sem que este tenha atualizado. Se ainda assim o fraudador se safar, os cartões bancários costumam ter um seguro que, em muitos casos, assumem o ônus feito com um cartão roubado.

Evite reincidências com o VRMS

Para evitar a reincidência em práticas de cobranças fraudulentas, o Avantio VRMS tem um arquivo de cliente que indica o “tipo do cliente”. Se esse cliente tiver causado problemas no passado, como os casos de estorno ou em outros problemas, quando fizer uma nova reserva, será exibido na ficha de arquivo do cliente.

Sabemos que todas essas recomendações levam tempo. Mas às vezes vale a pena investir um pouco de tempo e esforço para ter tudo bem organizado, evitando assim surpresas no futuro.

Escolha do editor

Tags

Notícias Aluguel por Temporada

Mantenha-se atualizado sobre as mais recentes melhorias do Software de Aluguel por Temporada da Avantio e tendências de tecnologia emergentes para agências de férias de férias profissionais.