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5 etapas para aumentar suas reservas de aluguel por temporada durante a baixa temporada

No final da alta temporada é provável que você fique preocupado com a queda drástica nas reservas.

Talvez você já esteja pensando em como preencher todas as propriedades que permanecerão vazias durante a baixa temporada

Não entre em pânico! Neste artigo, vamos te orientar em como aproveitar ao máximo suas casas de aluguel por temporada e receber reservas mesmo na baixa temporada.

➡️ Primeiro passo: entenda seu período de baixa temporada

Ao iniciar o planejamento para o próximo ano, você já deve ter em mente quais são os períodos em que normalmente recebe menos reservas.

O PMS que você usa deve poder fornecer esses parâmetros no seu painel. Caso contrário, você pode usar um software comercial inteligente capaz de fornecer essas informações e fornecer dados sobre os locais de onde seus convidados vêm.

Nosso Vacation Rental Software, por exemplo, pode fornecer esses dados, bem como nosso parceiro KeyData Dashboard.

➡️ Segundo passo: identificar que tipo de cliente viaja na baixa temporada

Agora que você conhece suas baixas temporadas e as informações de geolocalização de suas reservas, precisa entender o tipo de hóspede que viaja durante esses períodos.

Você provavelmente descobrirá um nicho interessante com o qual nunca se concentrou antes e que pode representar uma nova oportunidade de negócio.

O Eurostat, por exemplo, mostra que a faixa etária de +65 anos tende a viajar durante a meia-estação:

Este é apenas um exemplo, mas os nichos de mercado podem variar dependendo do destino e, talvez, você descubra que o comprador também muda de acordo com as propriedades oferecidas (cidade, tipo de lazer, etc.)

➡️ Terceiro passo: configure seus eventos especiais e feriados no seu calendário.

Você pode usar ainda mais informações para sua vantagem!

Você também pode considerar eventos especiais em seus destinos, como feiras, festivais de música, shows, eventos esportivos, etc.

Você provavelmente terá que fazer uma pesquisa, mas definitivamente vale a pena incluí-las em seu calendário e direcionar potenciais convidados que estão procurando acomodação para participar desses eventos.

Além desses eventos, outras datas a serem incluídas no seu calendário são os  eventos públicos. Considere não apenas os eventos que acontecem em seus destinos como os feriados locais, mas também os locais de origem dos quais seus convidados estão fazendo reservas.

Segue um site muito útil, onde você pode encontrar todos os feriados e férias ao redor do mundo!

 Feriados em todo o mundo

Se você tem um programa de fidelidade, também pode usar sua base de dados de clientes para enviar suas promoções especiais.

➡️ Quarto passo: crie uma estratégia de preços para a baixa temporada

Antes de começar a criar sua estratégia de preços sazonais, você deve ter uma tarifa rack (preço real de sua acomodação sem descontos). Essa taxa permanece a mesma durante a alta temporada, mas pode variar em períodos fora de pico para atingir taxas de estadia mais altas.

Com base na tarifa do rack, você poderá brincar com seus preços e criar suas promoções.

Estratégias promocionais

Preços sazonais

Essas são as tarifas que você cria e que se baseiam, como mencionado anteriormente, em eventos e feriados especiais, como o Dia dos Namorados, tarifas especiais para feiras, feriados e eventos em sua área.

Ofertas de última hora

Ofertas de última hora podem ser usadas para preencher as lacunas que estão no seu planejamento.

Porém temos uma sugestão: Os viajantes se tornaram muito experientes na procura de melhores ofertas. Não os acostume com esse tipo de preço com desconto; caso contrário, quando você oferecer suas taxas padrão normais novamente, eles perceberão o preço como muito alto e não darão o valor correto à sua marca, além de afetar negativamente sua lucratividade.

Esse tipo de estratégia promocional deve ser usado apenas quando houver uma necessidade real de enviar reservas por push.

Para esse tipo de ofertas, você também pode estabelecer condições especiais para a estadia mínima ou o número de convidados.

Pacotes

Uma boa maneira de promover suas propriedades sem danificar seu lucro líquido é oferecer pacotes.

Você pode negociar com parceiros locais que oferecem serviços complementares com valor agregado para criar demanda sem precisar recorrer a descontos. Basta pedir que eles forneçam suas taxas líquidas para que o pacote seja mais atraente para seus convidados.

Os pacotes também podem ser uma estratégia promocional útil para segmentar nichos de mercado encontrados ao reunir todos os seus dados nas etapas 1 e 2 mencionadas acima.

Criar sua estratégia de preços pode ser bastante assustador. Outra solução é o Revenue Management Softwares, como o  PriceLabs, que realmente ajuda você a calcular suas tarifas e usar uma abordagem baseada em dados para automatizar seus preços de acordo com as tendências de oferta e demanda.

➡️ Quinto passo: Crie sua estratégia de comunicação 360º

Agora que você tem uma imagem clara de seus hóspedes através da análise de dados e definiu sua estratégia de preços para os meses de baixa temporada, está finalmente pronto para comunicar suas ofertas aos seus convidados!

Dicas para sua estratégia de comunicação.

Dica #1  Seus canais de comunicação, bem como a mensagem, diferem com base no perfil do hóspede de baixa temporada que você identificou anteriormente.

Estude bem onde seu viajante de baixa temporada pesquisa suas informações.

Por exemplo, se é um viajante sênior +65, pode fazer a seguinte pesquisa por canais de comunicação direcionados:

Dessa forma, você poderá encontrar canais de comunicação de nicho que levarão a melhores resultados para sua estratégia promocional.

Dica #2 Se seu objetivo for um grupo específico de pessoas que participam de um evento, faça um acordo com os organizadores do evento para oferecer suas acomodações aos participantes e promover suas ofertas especiais na Web.

Outro canal interessante são as secretarias e os escritórios de turismo da sua região que tendem a promover ofertas de viagens. Aqui está um exemplo, o escritório de turismo “Visit Berlín”:

Dica #3 Você também pode usar campanhas de mídia social, o que permitirá criar segmentação específica, como faixa etária, interesses, país etc.

Se você quer promover ofertas para um feriado específico em uma área onde seus convidados vêm, você pode usar as mídias sociais para atingir esses clientes em potencial. Aqui estão alguns exemplos de anúncios da Expedia.com no Facebook, Twitter e Instagram:

Estes são apenas alguns exemplos de campanhas promocionais, mas a chave é encontrar o canal de comunicação certo para seu público-alvo!

Agora que você conhece as cinco etapas para aumentar suas vendas durante a baixa temporada, pode começar a planejar a estratégia promocional para o próximo ano!

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